Empreender? Como assim?!

Quando iniciei este texto, tinha 29 anos. Aos 16 fui aprovado no vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aos 17 num concurso público, no qual assumi o cargo três meses após completar 18. Aos 20 estava terminando a graduação e era funcionário público, concursado, porém num cargo administrativo nada atraente, trabalhando 40 horas/semana e recebendo um salário de R$ 700,00. Para ser honesto, eu ganhava bem mais na minha outra profissão/hobby como músico, trabalhando 05 a 06 horas por semana.

Minha busca por uma mudança na vida profissional iniciou através de Programas de Trainee de grandes empresas, porém apesar de sempre me classificar para as últimas etapas, acabava sendo eliminado por não ter experiência internacional nem experiência com trabalho social, que contava muito nas eliminatórias. Em 2009, aos 21 anos, decide ir em busca dessas experiências que estavam me deixando para trás no mercado de trabalho, mas não podia perder tempo, afinal os programas de Trainee só aceitam pessoas graduadas a no máximo dois anos. Tirei licença no trabalho, entrei para uma ONG, a AIESEC, me inscrevi para um programa de intercâmbio e fui para a Ucrânia (!!) fazer parte de um projeto social com adolescentes, no qual ministrei aulas sobre responsabilidade social e cultura brasileira. Na época fiz um pequeno Blog sobre essa aventura chamada "Word Without Borders".

Algumas coisas não aconteceram como o planejado na Ucrânia então retornei ao Brasil mais cedo, porém nos poucos dias que lá fiquei tirei diversos aprendizados, que falarei posteriormente, e pensei: "Bom, agora tenho experiência internacional e trabalho social, já posso retomar o plano dos Programas de Trainee", mas acabei voltando sem a motivação que me fez ir, então em 2009 reassumi meu cargo público, trocando apenas de setor. 

No início de 2010 minha nova meta era aperfeiçoar meu currículo com uma Pós Graduação, afinal continuava estagnado no concurso e queria buscar algo mais, mas não tinha experiência prática em empresas, portanto talvez com experiência acadêmica eu conseguiria alguma oportunidade. Planos adiados. A ideia inicial de fazer uma Pós em "Logística" foi por água abaixo após não formar turma no local que procurei. Sorte a minha. 

Eis que em junho de 2010, no intervalo de uma partida de futebol, me surgiu uma proposta para abrir um negócio. Me foi passada a ideia inicial para eu analisa-la, pesquisar o mercado, conhecer os players, o público, o produto, a praça, porém esqueceram de uma parte: "Eu? Abrir um negócio? Como assim?!". 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Administração de Empre... o quê?!?